m-sorrir-topo.png

Profilaxia (Limpeza)

Mesmo com hábitos de higiene adequados pode ocorrer a formação de tártaro nos dentes. Esse acúmulo pode estimular o aparecimento de cáries, gengivite e outras doenças. Durante a limpeza, o profissional remove as placas bacterianas e o tártaro a fim de prevenir doenças e preservar a saúde bucal.

Sobre o tratamento Profilaxia (Limpeza)

Ao longo do dia, todos podem perceber a formação de uma placa bacteriana aderida ao dente, também chamada de biofilme. Contudo, mesmo com hábitos de higiene bucal adequados, muitas vezes é difícil a total remoção do biofilme que se formou sobre os dentes e isso pode favorecer a formação de áreas de biofilme mais enrijecidas ou mineralizadas, chamadas de cálculo dental (popularmente conhecido como “tártaro”). A presença do cálculo dental favorece o acúmulo de uma quantidade ainda maior de biofilme microbiano e dificulta a limpeza diária da região, o que pode influenciar no desenvolvimento de lesões de cárie ou gengivite.

A remoção do cálculo dental só é possível, na maioria das vezes, através de uma visita ao cirurgião dentista e da realização de uma profilaxia, popularmente conhecida como “limpeza”, que envolve a raspagem do cálculo acumulado e o alisamento e polimento da superfície do dente. De forma geral, recomenda-se que esse procedimento seja realizado a cada 6 meses, prevenindo a ocorrência ou permitindo a identificação de problemas em fase inicial.

Transformamos pessoas através do sorriso!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp